7 de maio de 2025

Portugal é considerado o sétimo país mais fácil de navegar durante a condução

Uma coisa que pode tornar uma viagem de carro um sonho ou um verdadeiro pesadelo, é a facilidade ou dificuldade de navegação. Deve ser uma das sensações mais frustrantes do mundo, perder uma curva porque não estava claramente sinalizada ou dar por si a seguir o caminho errado numa rua de sentido único - ou mesmo ficar completamente perdido!

Há uma série de fatores que podem influenciar a dificuldade de se orientar quando se conduz num local desconhecido. O traçado das estradas e o número de cruzamentos podem afetar as coisas, assim como os sinais de trânsito e as marcas rodoviárias. No entanto, mesmo as estradas mais bem traçadas podem, por vezes, parecer confusas para conduzir durante a hora de ponta, quando o tráfego é intenso.

Na DiscoverCars.com, queríamos saber as experiências dos nossos clientes ao percorrerem diferentes países de carro nas suas viagens - e Portugal ficou em sétimo lugar! Utilizámos dados de quase 6000 pessoas que responderam ao nosso último inquérito aos clientes para criar uma classificação dos países mais fáceis de navegar.

Metodologia

A nossa equipa questionou 5.919 dos nossos clientes, pedindo-lhes que analisassem a sua experiência de navegação nas estradas dos países para onde viajaram.

Pedimos aos nossos clientes que respondessem à pergunta “Quão fácil foi navegar nas estradas dos países que visitou?”, pontuando cada país de 1 a 10.

Apenas os países com 50 ou mais classificações foram incluídos na nossa pesquisa global dos quinze melhores e apenas foram consideradas as classificações dos condutores de turismo estrangeiros.

Portugal em sétimo lugar

Portugal ficou em sétimo lugar, com uma pontuação de 8,58.

A rede de estradas com portagem bem conservada de Portugal facilita a deslocação entre várias cidades importantes. Os condutores que preferem não pagar, ou que preferem seguir uma rota mais cénica, podem sempre evitar as estradas com portagem, embora a sua viagem possa ser um pouco mais longa.

Embora um dispositivo GPS possa dar a todos uma tranquilidade extra, será particularmente útil para aqueles que gostariam de visitar zonas mais rurais. As cidades e vilas históricas de Portugal, particularmente as cidades medievais como Coimbra, podem também ter estradas estreitas e complicadas. Isto significa que obter uma pequena ajuda de um sistema de navegação por satélite pode facilitar a exploração destes destinos para aqueles que viajam de outros pontos do país ou que visitam o estrangeiro numas férias de carro.

O vizinho de Portugal no ranking

Espanha ficou em sétimo lugar - algumas partes de Espanha estão tão perto de Portugal que, dependendo do local onde se vive, pode ser uma óptima viagem de um dia. Por exemplo, se vive perto de Estremoz, pode conduzir até Badajoz no espaço de uma hora. Esta bonita cidade foi descrita como uma jóia escondida, com uma arquitetura medieval espantosa, incluindo uma cidadela mourisca do século XII.

No norte, perto de Braga, está a pouco menos de duas horas de distância da cidade espanhola de Ourense. Esta cidade sobre a água faz parte da região da Galiza, que tem mais de 300 fontes termais e, em Ourense, há muitos spas termais à escolha. Este seria um excelente destino para um fim de semana relaxante na cidade.

Se vive perto de Tondela, demoraria cerca de duas horas e meia a atravessar a fronteira para o Parque Natural de Las Batuecas - Sierra de Francia, em Espanha. Este deslumbrante parque nacional tem uma paisagem incrível de desfiladeiros e vales, e é o local perfeito para um dia de caminhadas. É o lar de raposas, veados e do raro lince ibérico

Os principais países onde é fácil para os condutores navegarem

A Nova Zelândia ficou em primeiro lugar, com uma pontuação de 9,08, sendo o único país da classificação a obter uma pontuação superior a 9. A sinalização rodoviária na Nova Zelândia é semelhante à Convenção de Viena sobre Sinais e Placas de Trânsito - embora a Nova Zelândia não seja um dos 35 signatários. A sinalização clara e familiar pode fazer com que os visitantes que vêm de países que utilizam sinalização concebida de acordo com estes princípios se sintam mais confortáveis a conduzir na Nova Zelândia.

O Chipre ficou em segundo lugar, com os turistas a darem a este país uma pontuação média de 8,83. As auto-estradas cipriotas tendem a ser bem conservadas e claramente sinalizadas, embora as estradas rurais mais afastadas da cidade possam ser um pouco menos fáceis de percorrer.

Em terceiro lugar, os turistas deram à Austrália 8,77 numa escala de 10 quando avaliaram a facilidade com que se deslocaram pelas estradas durante a sua viagem. As estradas australianas estão bem sinalizadas e as cidades estão ligadas por uma rede de auto-estradas seguras e bem conservadas.

Espanha ficou em quarto lugar, com uma pontuação de 8,73. A Espanha tem uma rede robusta de autovias ou auto-estradas gratuitas, que facilitam a deslocação rápida de um local para outro. No entanto, os turistas numa viagem de carro podem preferir utilizar as estradas nacionais de uma ou duas faixas, que são mais suscetíveis de oferecer vistas panorâmicas ou de os levar através de cidades onde pode parar e explorar.

Em quinto lugar, a Alemanha obteve uma classificação de 8,67. A Alemanha foi um dos primeiros países do mundo a construir um sistema de auto-estradas, a rede Autobahn. Esta extensa rede é considerada muito segura para conduzir. Está bem organizada e é fácil de navegar.

O resto da classificação

A Polónia ficou em sexto lugar, com uma pontuação de 8,63.

Portugal obteve uma pontuação média de 8,58.

Em oitavo lugar, França pontuou 8,55.

À Turquia foi dada uma pontuação de 8,5 pelos turistas.

Finalmente, para completar o top ten, a Grécia pontuou 8,48.

Dicas para os condutores

Aqui estão algumas das nossas melhores dicas para se orientar quando conduz num país diferente.

Planeie cada viagem com antecedência, sempre que possível. Será útil saber por onde vai passar a caminho do seu destino. Além disso, isto dar-lhe-á a oportunidade de escolher onde quer parar para almoçar ou verificar se há alguma atração turística obrigatória entre o início e o fim da sua viagem.

Utilize um dispositivo GPS. Pode trazer o seu próprio dispositivo de casa ou optar por alugar um carro que já tenha um. Embora seja conveniente utilizar o telemóvel para obter direções, um dispositivo GPS dedicado é normalmente mais preciso e inclui funcionalidades adicionais.

Faça pausas sempre que precisar. Isso irá ajudar a manter a calma durante a viagem e dar-lhe a oportunidade de esticar as pernas, comer qualquer coisa ou simplesmente descansar. Quando estamos stressados, é muito mais difícil concentrarmo-nos e, por conseguinte, é mais fácil cometermos um erro de navegação ou perdermos o rumo.

Esperamos que tenha achado interessante a nossa lista dos países mais fáceis de percorrer! Se está a planear umas férias de carro, considere reservar connosco — teremos todo o prazer em ajudar a encontrar o veículo de aluguer ideal para a sua viagem. Os nossos serviços estão disponíveis em mais de 145 países.

Principales ubicaciones relacionadas